domingo, 27 de novembro de 2011

Do Grego: hypochrités.

Tudo pode até depender mesmo do ponto de vista, porém, apesar de carregar dois olhos estampados na face, meu ponto de vista é um só e as minhas prioridades dependem de mim e de mais ninguém, assim como minhas opiniões e minhas interpretações sobre os fatos que me envolvem.
Em tempo, o termo hipocrisia, derivado do latim (hypocrisis) e do grego (hupokrisis) significa a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). É comumente usada também para designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos. Sendo assim trata de pretensão ou fingimento de ser o que não é. Hipócrita é uma transcrição do vocábulo grego hypochrités. Os atores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam numa peça teatral e isso remete à associação a alguém que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência.

Um comentário:

  1. A P A R Ê N C I A ... nada mais!! Como o ser humano é tão hipócrita e em nada sabe representar seu papel, pois logo caem suas máscaras!! Abraço, Célia.

    ResponderExcluir